O que fazer se os aparelhos auditivos não funcionam
O que fazer se os aparelhos auditivos não funcionam
10 min.
Publicado em 3 de setembro de 2022
Um dos maiores desafios que os profissionais de saúde auditiva enfrentam ao ajudar pacientes com perda auditiva é ajudá-los a escolher os aparelhos auditivos mais apropriados para suas necessidades. Infelizmente, muitas coisas podem dar errado com os aparelhos auditivos, levando a possíveis experiências negativas para os usuários, fazendo com que as pessoas desistam completamente de seus aparelhos auditivos.
Neste artigo
- Os seus aparelhos auditivos estão programados corretamente?
- O seu aparelho auditivo está ajustado corretamente?
- Os seus aparelhos auditivos estão bem cuidados?
- O formato do seu canal auditivo mudou?
- Você precisa de mais do que um aparelho auditivo?
- Há umidade retida em seu dispositivo?
- Você usa seus aparelhos auditivos com regularidade suficiente?
- O seu dispositivo está emitindo um som de apito?
- O seu dispositivo não liga?
- A qualidade sonora é muito fraca?
Os aparelhos auditivos que acabam guardados em gavetas não têm finalidade e podem rapidamente se tornar uma fonte de decepção significante. De fato, quando as pessoas se deparam com problemas nos aparelhos auditivos, muitas vezes se sentem impotentes imaginando o que pode ter acontecido de errado com o minúsculo dispositivo. Quando elas não conseguem solucionar o problema, muitas vezes se afastam totalmente da tecnologia de aparelhos auditivos.
Porém, solucionar os problemas de aparelhos auditivos novos pode não ser tão difícil quanto você imagina. Embora você possa ter problemas tanto com aparelhos auditivos retroauriculares como intracanal, este artigo o ajudará a tratar de alguns problemas comuns que você pode resolver facilmente sem precisar consultar seu profissional de saúde auditiva. Por isso, antes de desistir, descubra os problemas mais comuns dos aparelhos auditivos e o que você pode fazer para corrigi-los.
Os seus aparelhos auditivos estão programados corretamente?
Como você sabe, todo ser humano é único; sua audição e perda auditiva não são exceção. Esta singularidade explica porque o seu profissional de saúde auditiva precisa personalizar a programação dos seus aparelhos para atender às suas necessidades específicas. Por causa da complexidade dos aparelhos auditivos, seu profissional de saúde auditiva pode usar a configuração errada, fazendo com que o aparelho auditivo tenha um desempenho abaixo do ideal.
Se o problema que você está tendo for relacionado a um aparelho auditivo mais antigo, seu profissional de saúde auditiva pode precisar modificar as configurações para ajustá-lo à sua audição em constante mudança. Assim como a nossa visão, nossa audição pode mudar com o tempo. Se a sua visão piorar, você precisará de uma nova prescrição para seus óculos. Use o mesmo conceito à sua audição e faça um teste auditivo regularmente, de preferência todos os anos. Caso não tenha ido ao fornecedor do seu aparelho auditivo por vários anos, é provável que a sua perda auditiva tenha piorado e que seus aparelhos não amplifiquem mais os sons o suficiente para tornar a fala audível ao seu redor.
Embora isso possa parecer decepcionante, reprogramar os aparelhos auditivos para atender o seu nível atual de perda auditiva não é muito complicado e o seu profissional de saúde auditiva pode ajudá-lo.
Contudo, caso não tenha feito um teste auditivo há mais de cinco anos, você provavelmente precisará de um dispositivo novo. O melhor que você pode fazer para garantir que sua audição continue bem é consultar regularmente o seu profissional de saúde auditiva e realizar pequenos ajustes de acordo com as suas necessidades em constante mudança.
O seu aparelho auditivo está ajustado corretamente?
Quando você adquire um novo aparelho auditivo, seu profissional de saúde auditiva deve verificar se os seus aparelhos auditivos estão ajustados corretamente. O dispositivo deve ser testado para garantir que o som seja audível, não muito alto e que o volume esteja definido para sons fracos, médios e fortes. Muitas vezes, as pessoas buscam ajuda de seus profissionais de saúde auditiva achando que precisam de novos dispositivos e acabam descobrindo que um simples ajuste na configuração é suficiente para melhorar sua audição.
Se o problema for o ajuste, você tem duas opções. Uma opção é aguardar um pouco e ver se você consegue se acostumar com seus aparelhos ou solicitar um novo molde. A questão é que a programação ou o ajuste não devem desmotivá-lo a usar seu dispositivo auditivo, pois você pode resolver facilmente os dois problemas.
Os seus aparelhos auditivos estão bem cuidados?
Devido ao tamanho pequeno dos aparelhos auditivos, fragmentos e cerúmen podem facilmente ficar presos neles, impedindo-os de funcionar corretamente. Embora a cera de ouvido (cerúmen) seja perfeitamente normal, grandes quantidades podem obstruir o dispositivo. Caso seus ouvidos produzam uma quantidade excessiva de cera, você precisará ter atenção na limpeza diária dos seus aparelhos auditivos.
Certifique-se de manter seus dispositivos auditivos limpos, trocar o protetor de cera regularmente e evitar usá-los ao pentear seu cabelo com spray de cabelo. Caso tenha dificuldades em limpar seus aparelhos auditivos devido a problemas de visão ou destreza, pergunte ao seu profissional de saúde auditiva se ele pode ajudá-lo ou pelo menos ensinar um familiar a fazer isso para você.
O formato do seu canal auditivo mudou?
Muitas pessoas não sabem que o formato do canal auditivo muda conforme envelhecemos. Além disso, mudanças de peso e cirurgias plásticas específicas também podem alterar o formato do canal auditivo. Se houver uma fuga, o ar pode contornar o aparelho auditivo reduzindo sua capacidade de amplificar sons e pode criar microfonia.
Se você tiver cerúmen em excesso alojado no canal auditivo, isso também pode contribuir para a microfonia. Naturalmente, você pode tratar desse problema removendo o excesso de cerúmen ou refazendo o aparelho auditivo depois de fazer uma nova pré-moldagem.
Você precisa de mais do que um aparelho auditivo?
As pessoas com Distúrbio do processamento auditivo (DPA) lidam com um problema auditivo mais complexo do que a perda auditiva. O DPA afeta o sistema auditivo a nível cerebral interferindo na forma como o seu cérebro entende o que você ouve. Ainda que as pessoas com o distúrbio tenham dificuldade com tarefas relacionadas à audição, ele não é considerado um tipo de perda auditiva.
Os aparelhos auditivos por si só não são suficientes para corrigirem o problema subjacente de DPA. Além dos aparelhos auditivos, a reabilitação auditiva e outros dispositivos podem ser necessários para pessoas com grandes dificuldades em ouvir em ambientes com muito ruído de fundo.
Há umidade retida em seu dispositivo?
Se você esquecer de retirar seu aparelho auditivo antes de pular na piscina ou tomar um banho, a umidade pode entrar facilmente em seu dispositivo. Ao contrário do cerúmen, a umidade pode afetar negativamente o aparelho auditivo inteiro. Como resultado, várias falhas podem ocorrer, como fazer com que o som fique cortado ou que o dispositivo pare de funcionar como um todo. É melhor colocar seus aparelhos em um recipiente para secar à noite e limpá-los diariamente.
Você usa seus aparelhos auditivos com regularidade suficiente?
Se aparelhos auditivos são novidade para você, saiba que leva tempo para se acostumar totalmente ao seu dispositivo. Se você somente usar seus aparelhos ocasionalmente ou apenas algumas horas por dia, levará muito mais tempo para usufruir de todos os benefícios. Portanto, recomendamos usar o seu dispositivo de forma consistente, pelo menos oito horas por dia.
O seu dispositivo está emitindo um som de apito?
Embora a maioria dos aparelhos auditivos modernos tenha cancelamento de microfonia automático, você ainda pode ouvir eventualmente um som de apito. Veja a seguir o que você pode fazer para evitar isso:
Primeiro, não cubra seus aparelhos auditivos com um chapéu ou cachecol. Segundo, quando se deitar, evite encostar sua orelha em um travesseiro. Ambos podem prender o som e fazer com que ele entre novamente no microfone. Terceiro, certifique-se de colocar o molde dentro do ouvido. Se a ponta não estiver na posição correta, será mais provável que você ouça a microfonia. Quarto, ajuste o volume corretamente. Se você aumentar muito o som, pode ocorrer microfonia. Finalmente, peça ao seu profissional de saúde auditiva para examinar o seu ouvido e remover o cerúmen preso, se houver.
O seu dispositivo não liga?
Se substituir a bateria não resolver esse problema, tente o seguinte:
- Certifique-se de que a bateria esteja inserida corretamente.
- Alguns dispositivos têm um botão liga/desliga. Certifique-se de que o seu dispositivo esteja ligado.
- Remova quaisquer fragmentos.
- Verifique se os tubos ou fios estão intactos. Caso observe quaisquer rasgos ou rachaduras, certifique-se de providenciar a substituição das peças.
A qualidade sonora é muito fraca?
Para usuários inexperientes, os profissionais de saúde auditiva muitas vezes ajustam o volume abaixo da intensidade prescrita para dar tempo para que você se acostume com o dispositivo. Não é raro que o som pareça fraco ou até mesmo abafado após algumas semanas de uso. Segundo os especialistas, isso é um sinal de que o seu cérebro está se acostumando com os sons e de que o seu dispositivo precisa de um aumento do volume. Seja paciente: podem ser necessárias várias consultas com seu especialista em audição para conseguir o som correto.
Os sons mais fracos em dispositivos mais antigos podem ser causados por baterias velhas ou filtros de cera obstruídos.
Os aparelhos auditivos podem mudar vidas, na medida em que podem melhorar drasticamente a qualidade de vida das pessoas que sofrem de perda auditiva e das pessoas ao redor delas. Marque consultas regulares com seu profissional de saúde auditiva e não tenha vergonha de falar sobre problemas. Mantenha seu dispositivo auditivo em bom estado e faça testes de audição regularmente para monitorar sua audição.
As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.