O que são alucinações auditivas?
O que são alucinações auditivas?
10 min.
Publicado em 16 de julho de 2021
Você já ouviu, viu, sentiu, provou ou cheirou algo que parecia real, mas não era? Em caso positivo, é possível que você tenha alucinado. As alucinações são experiências sensoriais falsas que parecem reais, mas nada mais são do que uma criação de sua mente. As alucinações podem envolver sua audição, visão, olfato, paladar ou tato. Com base nessa categorização, existem cinco tipos principais de alucinações, como alucinações auditivas, visuais, olfativas, gustativas e táteis. Este artigo se concentrará nas alucinações auditivas para dar a você uma melhor compreensão do que esse termo significa.
Visão geral
O que são alucinações auditivas?
O tipo mais comum de alucinação é de natureza auditiva. Embora as alucinações auditivas sejam sintomas comuns de esquizofrenia e transtorno bipolar, 10 a 15 por cento da população geral saudável também as têm de vez em quando. Enquanto algumas pessoas com alucinações auditivas ouvem vozes em suas cabeças, outras podem ouvir sons ou ruídos diferentes.
A voz que você ouve em sua cabeça pode soar como se alguém estivesse falando com você ou dizendo-lhe para realizar ações específicas. A voz pode ser gentil, hostil ou indiferente.
Os adultos não são os únicos afetados por alucinações auditivas. Estudos mostram que elas também são relativamente comuns entre crianças pré-púberes em clínicas psiquiátricas. Um estudo teve como objetivo descrever as alucinações auditivas em crianças e estabelecer ligações com os diagnósticos do DSM-IV (Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais – Quarta edição).
O que causa alucinações auditivas?
O que causa alucinações auditivas?
Como diagnosticar alucinações auditivas?
A forma como o seu médico tratará as alucinações auditivas dependerá da causa dos seus sintomas específicos. Para descobrir o motivo das vozes que você ouve, seu médico avaliará seu histórico de saúde e fará muitas perguntas para entender melhor o seu caso. Ele vai querer saber o tipo de sons e vozes que você ouve, quando seus sintomas começaram e a lista de medicamentos e outras substâncias que você usa.
Seu médico pode encaminhá-lo a um psicólogo para descartar ou confirmar qualquer doença mental ou solicitar outros exames para identificar o motivo das alucinações. Os exames auditivos provavelmente serão um dos primeiros testes solicitados para verificar se ouvir vozes é consequência de uma deficiência auditiva. Outro teste potencial é um eletroencefalograma (EEG) para procurar epilepsia.
Como tratar as alucinações auditivas?
Como você pode ver, existem vários motivos possíveis que podem causar suas alucinações. O diagnóstico e o tratamento podem, portanto, ser bastante complicados. Isso não significa que não há esperança. Os médicos muitas vezes conseguem identificar a causa com sucesso e elaborar um plano de tratamento que ajude os episódios de audição de voz a desaparecerem totalmente ou acontecerem com menos frequência.
Às vezes, é muito simples resolver suas alucinações auditivas. Se as vozes forem causadas por medicamentos antipsicóticos, poderá ser útil alterar a dose do medicamento. Se, no entanto, o culpado pelo que você sente é um transtorno psicótico, poderá ser necessária uma combinação de medicação e terapia.