A importância do fonoaudiólogo para quem tem deficiência auditiva
A importância do fonoaudiólogo para quem tem deficiência auditiva
9 min.
Publicado em 31 de outubro de 2021
A deficiência auditiva é a incapacidade parcial ou total de audição, seja ela de nascença ou causada por doenças ou interferência bruta de sons ao longo do tempo. Portanto, ouvir, falar, comunicar-se e entender são desafios diários para o usuário de aparelhos auditivos.
Desenvolver uma vida saudável e prazerosa, em que haja o usufruto de diversas possibilidades, demanda o acompanhamento adequado por um profissional capacitado para solucionar os problemas que podem comprometer a audição.
Então, se você gostaria de saber mais sobre a importância do trabalho do fonoaudiólogo para deficientes auditivos, continue a leitura!
Os níveis de deficiência auditiva
Segundo os profissionais de fonoaudiologia, os níveis de perda auditiva podem ser leve, moderada, severa e profunda. Entretanto, todos diminuem a qualidade da comunicação e precisam de prevenção e tratamento adequado o quanto antes.
1. A perda auditiva leve
A perda auditiva leve abrange os sons fracos e difíceis de escutar. E, entender os sons da fala também se torna complicado, especialmente em ambientes ruidosos.
2. A perda auditiva moderada
Ocorre quando os sons fracos e moderados se tornam difíceis de escutar e o entendimento da fala fica ainda mais comprometido.
3. A perda auditiva severa
A perda auditiva severa exige que conversas sejam conduzidas em voz alta, o que resulta numa grande dificuldade de interação na comunicação em grupo.
4. A perda auditiva profunda
Mesmo um som muito alto, como o da turbina de um avião, não pode ser ouvido. Mesmo com considerável esforço. Independente do diagnóstico, cuidados específicos são imprescindíveis a fim de que o usuário de aparelhos auditivos se adapte à sua (nova) realidade e consiga entender e ser entendido.
Os cuidados necessários com a audição
Os efeitos da deficiência auditiva podem ser minimizados se detectados precocemente.
Identificá-la na infância por meio de testes é possível e isso evita que a perda da audição se transforme em severa.
Em adultos e idosos, além dos casos de dificuldade na comunicação, ainda há o risco de surgirem secreções no ouvido. Também é comum reclamações sobre barulhos ou zumbidos dentro do canal auditivo.
E, se você convive com pessoas idosas com suspeita de perda auditiva, alguns cuidados são fundamentais: evite televisão e música em volume alto e ambientes com múltiplos ruídos para não agravar ainda mais o problema.
Vale lembrar que a paciência e o carinho de todas as pessoas de convívio, nesse momento, são essenciais como suporte de tratamento.
As vantagens do acompanhamento com fonoaudiólogo
O fonoaudiólogo é o profissional apto a orientar sobre o problema identificado e indicar a prótese auditiva adequada, conforme a indicação otorrinolaringológica. Ele orientará e acompanhará a adaptação do aparelho, além de esclarecer eventuais dúvidas quanto aos ajustes deste.
O fonoaudiólogo que se especializa em audiologia é conhecido como audiologista. É o profissional que identifica, avalia, trata e reabilita pessoas com alterações auditivas e/ou do equilíbrio e pode atuar em conjunto com outros profissionais.
As consultas frequentes ajudarão no tratamento e na compreensão da necessidade de promover uma convivência mais harmoniosa entre o usuário de aparelhos auditivos e sua família. E, naturalmente, isso resultará em melhoria na qualidade de vida familiar.
Agora que a importância do fonoaudiólogo para deficientes auditivos ficou clara, vale lembrar que existem aparelhos customizados e personalizados e que garantem muito mais qualidade de vida e conforto para o usuário.
A AudioNova pode ajudar com isso! Experimente ouvir melhor, Agende uma triagem e Teste Grátis!