Os sons e emoções da Copa
Os sons e emoções da Copa
11 min.
Publicado em 31 de outubro de 2021
Durante cada jogo da Copa do Mundo, o estádio se transforma em um grande caldeirão. Incontáveis vozes e tons se unem para formar uma mistura inigualável que contribui substancialmente para a magia da maior festa do futebol do mundo. Nós analisamos cada elemento da bela sinfonia, e ao mesmo tempo, alarmante nos estádios da Copa.
Copa do Mundo de 2018 na Rússia será transmitida dos estádios com capacidade para até 81.000 lugares. Esse número de pessoas corresponde à quantidade de moradores de uma cidade de tamanho médio. Quando você reúne todos eles em um lugar para torcerem juntos pela seleção do país, nasce um som único que toma conta de todos os espaços. Além das incontáveis vozes, tambores e apitos dos fãs, hoje em dia temos ainda os avisos e substituições transmitidos pelos alto-falantes gigantes do estádio. No campo também são produzidos sons bem altos. Lá são ouvidos os gritos dos jogadores e técnicos. Mas o objeto mais barulhento de todo estádio está com o juiz. Seu apito com 130 dB é tão alto quanto um jato partindo e, por isso, é impossível não ouvi-lo.
O que significa dB?
O tipo de energia de pressão acústica – por nós percebida como volume – é expressa em decibéis (dB). Trata-se de uma unidade não linear, já que o volume compreende uma faixa dinâmica impressionante. Regra geral mais importante: Um aumento do nível sonoro em 10 dB corresponde à duplicação do volume de som percebido. Ou seja, 110 dB tem o dobro de volume de 100 dB.
Gostou das informações ? Comente e compartilhe com seus colegas... Cuide sempre da sua audição! Agende uma demonstração gratuita com nossas soluções.