Entenda agora os efeitos da música na atividade esportiva
Entenda agora os efeitos da música na atividade esportiva
8 min.
Publicado em 31 de outubro de 2021
Caminhada, corrida, musculação, ginástica. Independentemente de qual é o seu esporte favorito, um fone de ouvido é o seu grande companheiro (Desde que usado com moderação) . Porém, você sabe por que não abrimos mão da música na atividade esportiva? Ela ajuda, de fato, na prática dos exercícios físicos?
Alguns estudos demonstram que ouvir música durante o treino pode melhorar o desempenho, reduzir o cansaço e proporciona mais bem-estar. Continue lendo o post e descubra quais os efeitos na atividade esportiva. Acompanhe!
Estimula o desenvolvimento das atividades
Se você pratica atividade física há algum tempo deve ter percebido que se estiver sem vontade de começar, basta ligar um dispositivo com música que logo o desânimo passa. Isso ocorre em qualquer esporte, mesmo embaixo d’água, visto que já existem aparelhos que podem ser usados submersos.
A verdade é que a música estimula não apenas o desenvolvimento das atividades físicas como também de outras ações do dia a dia. Ela proporciona uma sensação de mais prazer ao praticar os esportes, contribuindo para o desempenho.
Dá a sensação de que o exercício demora menos
Da mesma forma, quando se ouve música na atividade física, a sensação é de que o tempo passa mais rápido. Ou seja, o exercício fica menos cansativo e desgastante.
Uma possível explicação é a de que a música distrai a pessoa enquanto ela pratica um esporte. Dessa forma, a atenção do atleta fica dividida, favorecendo a realização mesmo em atividades mais longas e repetitivas, como caminhadas e corridas.
Reduz a percepção de intensidade dos exercícios
Ora, quando estiver pedalando ou correndo, preste atenção logo que uma música mais agitada começar. A tendência é que você acelere o ritmo sem nem perceber o que está fazendo. O contrário também acontece: ao ouvir uma melodia mais lenta tende a relaxar mais.
É por isso que o som das academias de ginástica costumam ser rápidas e altas. Isso serve para estimular a realização dos exercícios e reduzir a percepção de serem muito intensos.
Promove mais resistência em treinos de intensidade
Consequentemente, você termina os exercícios sem se sentir tão cansado e desgastado. Pode obter melhores resultados ao incluir música na atividade esportiva, ainda que o esforço tenha sido o mesmo.
Poucos minutos depois de começar a se exercitar, o cérebro libera diversas substâncias que estimulam o organismo. Por sinal, é uma ótima maneira de aumentar a resistência de atletas em esportes de alta performance, como triatlo e maratona.
Aumenta a sensação de bem-estar
Entre as substâncias químicas liberadas pelo organismo durante a prática esportiva estão a endorfina e a dopamina. Elas são responsáveis pela sensação de bem-estar e prazer.
Ao incluir a música na atividade esportiva, não só estamos contribuindo para a liberação dessas substâncias como aumentando a quantidade. Ou seja, ajudamos algo prazeroso a se tornar ainda mais agradável.
Portanto, monte a sua playlist e coloque música na atividade esportiva e tenha melhores resultados e mais prazer. Não tem desculpa para você começar a se exercitar e ter uma rotina mais saudável.
Gostou de ler sobre os efeitos da música na atividade esportiva? Quer ver mais posts como este? Então, assine nossa newsletter e não perca nenhuma de nossas novidades!