Encontre uma Clínica
Teste Auditivo Online
Fale Conosco
Agende uma consulta agora
Entenda a perda auditiva
Tipos de perda auditiva

O que causa líquido no ouvido?

itchy-ears-causes-treatment_BlogDesktop.jpg
itchy-ears-causes-treatment_BlogMobile.jpg

O que causa líquido no ouvido?

Compartilhar

10 min.

saúde auditiva

Publicado em 3 de setembro de 2022

Compartilhar

O líquido no ouvido é quase sempre a consequência de uma infecção de ouvido. As infecções de ouvido podem ser virais, bacterianas ou uma combinação dos dois. Embora qualquer pessoa possa ser afetada por essa condição, o líquido no ouvido é mais comum entre as crianças por causa da anatomia de suas tubas auditivas.

Neste artigo

  • Como o líquido entra no ouvido? 
  • Infecção do ouvido médio (otite média)
  • Como os médicos diagnosticam o líquido no ouvido? 
  • Os antibióticos são necessários para tratar as infecções do ouvido médio? 
  • O líquido pode ser drenado por si só?
  • O que devo fazer se o líquido ficar preso no meu canal auditivo? 
  • Por que não podemos ignorar o líquido no ouvido?
  • Quais outras causas podem estar por trás de um ouvido obstruído?

Como o líquido entra no ouvido?

Sempre que temos um resfriado comum ou uma sinusite, nosso nariz fica congestionado por causa do líquido produzido pelo corpo na tentativa de lidar com o invasor. Nosso corpo produz uma secreção mucosa no nariz para eliminar o patógeno. O revestimento do ouvido médio age de forma semelhante ao revestimento do nariz na medida em que quando um patógeno causa uma infecção no canal auditivo, ele produz uma secreção no ouvido para eliminar os invasores.

Liquido no ouvido.jpg

Se tudo der certo, conforme a infecção desaparece, o líquido é drenado pela tuba auditiva para a parte posterior do nariz. No entanto, o líquido não será drenado se a tuba auditiva estiver inchada ou não estiver funcionando corretamente; em vez disso, o líquido ficará preso na cavidade do ouvido médio. 

Infecção do ouvido médio (otite média)

Na literatura médica, o líquido no ouvido médio é chamado de "otite média serosa". Uma das razões mais comuns para essa condição é uma infecção do ouvido médio. Se você já teve alguma infecção do ouvido médio, provavelmente sentiu uma forte dor de ouvido e possivelmente um líquido com pus no ouvido.

Na maioria dos casos, os sintomas da infecção do ouvido médio (otite média) se desenvolvem rapidamente e desaparecem em alguns dias. Quando a infecção tem duração curta, ela é chamada de otite média aguda. Os sintomas primários dessa condição incluem febre, dor de ouvido, sensação de falta de energia e perda auditiva leve.

Em casos mais graves, você pode sofrer uma ruptura do tímpano (perfuração da membrana timpânica). Um tímpano perfurado é um orifício ou rasgo no fino tecido que separa o canal auditivo do ouvido médio. Quando o orifício se desenvolve no tímpano, é possível que saia pus pelo ouvido. 

Como os médicos diagnosticam o líquido no ouvido?

A melhor forma de diagnosticar o líquido no ouvido é examinando o ouvido com um otoscópio. Este é um procedimento muito simples que envolve puxar a orelha para trás e inserir a ponta do otoscópio no ouvido. Com a ajuda do otoscópio, o profissional de saúde consegue ver o tímpano (membrana timpânica). Infelizmente, não é fácil ver se há líquido atrás do tímpano e, muitas vezes, a única indicação da presença de líquido no ouvido pode ser uma leve retração do tímpano ou uma leve descoloração. 

Outro teste que os médicos podem usar para detectar a presença de líquido no ouvido é a timpanometria. Para este teste funcionar bem, você deve ficar parado durante o exame e evitar falar ou engolir, se possível. 

Os antibióticos são necessários para tratar as infecções do ouvido médio?

Se o seu médico suspeitar que uma bactéria está causando a sua condição, é possível que prescreva um antibiótico. Lembre-se que os antibióticos não devem ser prescritos rotineiramente para tratar infecções do ouvido médio, pois o uso excessivo pode levar à resistência ao antibiótico. Contudo, os profissionais de saúde podem ocasionalmente prescrevê-los se os sintomas durarem mais do que alguns dias ou forem muito severos.

Se o seu médico prescrever um antibiótico, certifique-se de realizar o tratamento completo. Alguns antibióticos precisam de mais tempo para funcionar e interromper o tratamento muito cedo pode resultar em um tratamento mal-sucedido e também contribuir para o desenvolvimento de bactérias resistentes a antibióticos. A boa notícia é que o líquido é normalmente drenado quando o antibiótico começa a funcionar e as bactérias morrem. Infelizmente, às vezes, o líquido pode permanecer preso no canal auditivo mesmo depois de a infecção desaparecer e a dor e o desconforto diminuírem. 

O líquido pode ser drenado por si só?

Quanto mais tempo o líquido permanece preso no ouvido médio, mais espesso ele se torna. Enquanto o líquido fino pode causar somente um grau leve de perda auditiva ou uma audição abafada, o líquido espesso pode causar perda auditiva moderada. Infelizmente, nossas chances de drenar o líquido através da tuba auditiva são muito maiores quando o líquido é fino. 

Assim, a drenagem natural do ouvido torna-se praticamente impossível à medida que o líquido fica mais espesso, levando ao desenvolvimento de "otite mucoide", que acontece quando o ouvido médio fica preenchido com um líquido de consistência semelhante à cola. 

O que devo fazer se o líquido ficar preso no meu canal auditivo?

A drenagem inadequada geralmente ocorre porque a tuba auditiva fica inchada e fechada. Para ajudar a evitar líquido no ouvido, seu médico provavelmente recomendará vários medicamentos anti-inflamatórios vendidos com ou sem prescrição médica. No entanto, se esses medicamentos não resolverem o problema, poderá ser necessário drenar o líquido cirurgicamente. 

Seu médico fará isso realizando um procedimento de miringotomia por meio da abertura de um pequeno orifício no tímpano. Embora tal cirurgia pareça bastante invasiva, ela pode ser realizada em adultos em atendimento ambulatorial, ou seja, no consultório, e é relativamente indolor com o uso de um anestésico tópico. 

Crianças pequenas, no entanto, geralmente precisam ser sedadas e, consequentemente, os procedimentos precisam ser realizados em uma sala de cirurgia. 

Por que não podemos ignorar o líquido no ouvido?

Muitas pessoas se perguntam porque não podemos simplesmente ignorar o líquido no ouvido médio. A razão é que os três ossos da audição (ossículos) dentro do ouvido médio deveriam permanecer em um ambiente cheio de ar. Quando o tímpano vibra por causa das vibrações sonoras, os ossos da audição também vibram. Com o líquido, os ossos da audição não conseguem vibrar corretamente, levando à perda auditiva. 

Resumindo, quanto mais tempo o líquido permanecer no ouvido médio, mais difícil será a autodrenagem, levando a uma perda auditiva constante. No caso de crianças pequenas, em particular, sofrer de perda auditiva por muitos meses pode prejudicar o desenvolvimento da fala, do equilíbrio e até mesmo do comportamento. Além disso, a permanência do líquido no ouvido médio pode causar danos permanentes nos ossos da audição. 

Quais outras causas podem estar por trás de um ouvido obstruído?

Resumindo, sempre que sentir líquido no ouvido, certifique-se de procurar ajuda profissional para remover o líquido do seu ouvido com segurança. 

As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.

Autor
AudioNova


Artigos mais recentes
  • A sinusite pode causar dor de ouvido e perda de audição?
  • O que significa um caroço atrás da orelha?
  • Como cessar o zumbido nos ouvidos naturalmente
  • As 5 causas mais comuns do zumbido
Nossas Soluções
  • Aparelhos auditivos
  • Acessórios auditivos
  • Implantes cocleares
Fale Conosco
  • Ligue Grátis
    0800 011 1000
  • Enviar Whatsapp
  • Cadastrar-se
  • Buscar Clínica
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies