O que causa espinha na orelha e como tratá-la?
O que causa espinha na orelha e como tratá-la?
10 min.
Publicado em 3 de setembro de 2022
Se você já teve uma espinha na orelha, sabe como ela pode ser dolorosa. Infelizmente, as espinhas na orelha podem causar não somente dor, como também demorar um pouco para desaparecer. Ao contrário das espinhas ou acne em seu rosto ou tórax, as espinhas na orelha são difíceis de acessar e, ao estourá-las, você corre o risco de que o pus escorra para dentro do canal auditivo, causando inflamação. Embora seja possível que vários tipos de espinha se formem dentro ou fora do seu ouvido, algumas tendem a ser mais problemáticas do que outras. Mas, primeiro, vamos falar sobre o que pode causar a formação de espinhas em seu ouvido.
Neste artigo
O que causa espinhas na orelha?
Várias condições diferentes podem contribuir para o desenvolvimento de espinhas na orelha. Um exemplo é o acúmulo de bactérias na superfície do seu ouvido. Um folículo piloso inflamado ou uma glândula sebácea excessivamente ativa podem criar um ambiente que favorece a formação de acne. O desequilíbrio hormonal, a falta de higiene adequada, os medicamentos, tais como anticoncepcionais, imunossupressores e esteroides, também são possíveis fatores causais. As espinhas na orelha não são, em essência, diferentes dos outros tipos de acne que você pode ter em outras partes do corpo.
Independentemente de o problema ser causado por folículo piloso, glândula sebácea ou problemas hormonais, quando fragmentos, sujeira ou células epidérmicas mortas se acumulam, as bactérias (por exemplo, Staphylococcus aureus) podem rapidamente começar a se desenvolver e gerar um ou mais inchaços cheios de pus. Em resposta ao crescimento bacteriano, o corpo tenta lidar com o ataque desencadeando uma resposta imunológica, criando uma inflamação.
Quais são os tipos de espinha mais comuns?
O termo médico para espinha é "acne vulgaris". Existem muitos tipos diferentes de acne que podem aparecer em seu ouvido. Dependendo do tipo com o qual você está lidando, o tratamento também pode ser diferente.
Comedões
Os comedões são uma das formas mais prevalentes de acne. Um comedão fechado também é conhecido como cravo branco. Um comedão aberto é chamado de cravo preto.
Acne inflamatória
Se você tiver um cravo branco ou preto que não cicatriza, é possível que ele se torne uma acne inflamatória. A acne inflamatória, às vezes chamada de "espinha", normalmente é vermelha e sensível ao toque.
Uma pápula é um tipo de acne inflamatória. Ela é uma mancha inflamada que parece um inchaço vermelho na pele. As pápulas ocasionalmente se formam no folículo piloso devido ao acúmulo de pele morta e óleo. Quando os poros ficam obstruídos com pus, sebo e fragmentos de células, as pápulas muitas vezes se desenvolvem e viram manchas salientes da pele (pústulas).
Acne cística
Se as suas espinhas não cicatrizarem e continuarem a piorar, elas podem virar um nódulo maior e cada vez mais macio. Essas manchas grandes, profundas e dolorosas são chamadas de acne nodulocística.
A acne cística é o tipo mais grave de acne e inclui nódulos macios cheios de líquido sob a superfície da pele, muitas vezes deixando uma cicatriz.
É uma boa ideia estourar a espinha no meu ouvido?
Embora as opiniões possam variar, em geral, a maioria dos especialistas concorda que nunca é uma boa ideia colocar nada – inclusive seus dedos – no canal auditivo. Embora seja tentador pegar um cotonete na tentativa desesperada de estourar a espinha, fazer isso pode causar danos ao seu ouvido e romper o seu tímpano.
Levando em consideração os espaços apertados dentro do seu canal auditivo, usar seus dedos para espremer o pus para fora também pode não funcionar. Em vez disso, você pode acabar prejudicando mais ao empurrar o pus mais fundo dentro do canal auditivo, causando inflamação e uma dor mais intensa.
Com base nisso, recomendamos usar outros métodos, tais como remédios caseiros suaves para acelerar o processo de cicatrização.
Quais são os melhores remédios caseiros para espinhas na orelha?
Em vez de estourar a espinha, leve em consideração um ou mais dos seguintes métodos. Mas antes de usar uma pomada ou um creme vendido sem prescrição médica em seu ouvido, certifique-se de testar o produto em uma pequena área da sua pele para descartar uma possível reação alérgica.
Usar uma compressa quente
Uma das melhores formas de reduzir a inflamação dolorosa associada à espinha na orelha é usar uma compressa quente. Veja as etapas a seguir:
- Comece limpando a espinha com álcool.
- Depois, molhe um pano com água quente.
- Torça-o para retirar o excesso de água.
- Dobre o pano no meio e coloque-o em cima da mancha.
- Deixe a compressa por dez a quinze minutos.
- Faça isso de três a quatro vezes por dia.
Usar peróxido de benzoíla
Muitos medicamentos antiacne contêm peróxido de benzoíla em várias concentrações. Ao usar um produto com tal princípio ativo, use a dose mais baixa para observar como sua pele reage. Esse composto tem o objetivo de ajudar a matar as bactérias na superfície da pele e romper os comedões.
Usar antibióticos tópicos
Caso decida consultar com um dermatologista, você pode receber uma prescrição para um antibiótico tópico. A eritromicina e a clindamicina são dois dos antibióticos mais utilizados. No entanto, tenha cuidado especial para não usar esses preparos em excesso, pois você pode acidentalmente criar uma resistência bacteriana.
Explorar o óleo de melaleuca
O óleo de melaleuca é um dos óleos essenciais mais pesquisados para tratar a acne de forma eficaz. Graças às suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, vale a pena experimentar o óleo de melaleuca, que deveria estar presente no armário de remédios naturais de todas as pessoas. Aplique uma ou duas gotas de óleo de melaleuca na acne do ouvido. Certifique-se de diluir com um óleo transportador (por exemplo, óleo de amêndoa doce).
Usar creme retinoide
Guarde esta opção para usar como último recurso. Graças às suas propriedades queratolíticas, o creme retinoide, ou vitamina A, ajuda a afinar a pele ao redor da espinha. Porém, os cremes retinoides podem ter efeitos colaterais graves e nem todas as pessoas toleram seu uso. Por exemplo, devido ao seu efeito de afinar a pele, você pode ficar mais sensível à luz solar e a sua pele pode começar a secar e escamar. Se a espinha estiver localizada em uma área do ouvido que é exposta ao sol (por exemplo, lóbulo da orelha), você precisará passar protetor solar.
Se você não tolerar o creme retinoide, poderá usar um creme contendo ácido salicílico.
Qual é a conclusão?
Sim, as espinhas na orelha podem ser dolorosas e pode ser tentador estourá-las. Mas, apesar da tentação, é melhor resistir e não estourá-las. Em vez disso, recomendamos usar métodos mais seguros, como a aplicação de compressa quente para diminuir a inflamação e acelerar a cicatrização. Você também pode experimentar pomadas e cremes tópicos vendidos sem prescrição médica. Se nenhum desses métodos funcionar, seu profissional de saúde pode resolver o problema removendo a imperfeição.
As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.