Encontre uma Clínica
Teste Auditivo Online
Fale Conosco
Agende uma consulta agora
Entenda a perda auditiva
Tipos de perda auditiva

Quando usar gotas otológicas e como usá-las corretamente

desktop banner_1821x896_Treatment-Of-Ear-Diseases-A-W-425053133.jpg
mobile banner_360x603_-Treatment-Of-Ear-Diseases-A-W-425053133.jpg

Quando usar gotas otológicas e como usá-las corretamente

Compartilhar

10 min.

saúde auditiva

Publicado em 4 de setembro de 2022

Compartilhar

Se você já tiver sofrido de infecção no ouvido, sabe como essa condição pode ser dolorosa. Antes de procurar a ajuda de um profissional de saúde, muitas pessoas tentarão achar um remédio caseiro eficaz ou um medicamento vendido sem prescrição médica para aliviar a dor e o desconforto. As gotas otológicas estão entre os tipos de medicamentos mais comuns que as pessoas consideram como possível opção de tratamento ao lidar com uma ampla gama de problemas relacionados às orelhas.

Neste artigo

  • As gotas otológicas ajudam nas infecções de ouvido?
  • Para quais outras condições posso usar as gotas otológicas?
  • Como usar as gotas otológicas corretamente?
  • O que não fazer ao usar gotas otológicas?

As gotas otológicas ajudam nas infecções de ouvido?

Em geral, sim, os médicos muitas vezes prescrevem gotas otológicas com antibiótico para infecções. Existem várias razões para a popularidade das gotas otológicas. Uma delas é que você pode aplicá-las diretamente dentro do canal auditivo graças à sua formulação. Vários estudos demonstraram que é mais eficaz usar gotas otológicas com antibiótico do que usar antibióticos orais para tratar infecções de ouvido. Por exemplo, um estudo envolvendo 80 crianças com tubos auditivos mostrou que as gotas otológicas tiveram um desempenho muito melhor do que os antibióticos (em pílula ou líquido) ao tratar de infecções do ouvido médio.

como usar gotas otológicas.jpg

Outro motivo para a popularidade é que as crianças toleram melhor os antibióticos tópicos para infecções do ouvido médio. Naturalmente, se as crianças têm mais facilidade em tolerar o tratamento, isso é uma grande vantagem porque elas conseguem consentir e concluir o tratamento. Além disso, as gotas causam menos problemas gastrointestinais e outros efeitos colaterais se comparadas com antibióticos orais. 

Para quais outras condições posso usar as gotas otológicas?

As infecções do ouvido médio (otite média) com certeza não são os únicos problemas de ouvido que você pode tratar com gotas otológicas. Outras condições são: ouvido de nadador, zumbido, acúmulo de cerúmen em excesso e dor de ouvido.

Como usar as gotas otológicas corretamente?

Embora possa ser um pouco complicado colocar as gotas em seu ouvido, a autoaplicação é definitivamente possível. Siga esses passos simples para usar gotas otológicas com segurança e corretamente.

  1. Lave as suas mãos com água e sabonete.
  2. Certifique-se de que suas gotas otológicas não estejam geladas. Elas devem estar à temperatura ambiente para evitar qualquer possível desconforto de colocar gotas geladas dentro do seu canal auditivo. Se o frasco de gotas otológicas estiver frio ao toque, segure-o na palma da sua mão por dois minutos. 
  3. Remova a tampa e certifique-se de que o conta-gotas esteja limpo. 
  4. Incline sua cabeça para o lado para deixar o ouvido afetado voltado para cima. 
  5. Coloque o número correto de gotas dentro de seu ouvido puxando ao mesmo tempo a parte superior da sua orelha para cima e para trás. 
  6. Puxe a orelha gentilmente para cima e para baixo algumas vezes para permitir que o líquido entre no ouvido. Mantenha sua cabeça inclinada durante três a cinco minutos. 
  7. Limpe qualquer gota extra com um lenço ou pano limpo. 
  8. Coloque a tampa de volta no frasco e guarde-o conforme indicado. As instruções de armazenamento corretas geralmente estão indicadas na embalagem ou na folha de informações da prescrição. 

O que não fazer ao usar gotas otológicas?

  1. Nunca aqueça o frasco em água quente. Isso pode superaquecer as gotas e causar danos dentro do canal auditivo. 
  2. Verifique novamente e certifique-se de que o conta-gotas esteja limpo e sem danos (sem lascas, rachaduras ou quebrado). Não use o produto se o conta-gotas tiver quaisquer sinais de danos.
  3. Não coloque o conta-gotas dentro do canal auditivo. Em vez disso, mantenha-o levemente afastado do ouvido ao aplicar as gotas. 
  4. Ainda que compartilhar suas gotas otológicas com outras pessoas da sua família possa ser tentador, resista à tentação, pois compartilhar o frasco pode espalhar bactérias e infecção. 
  5. Verifique a data de validade no frasco. Depois de expirado, não use o produto. Descarte-o e compre um novo, se necessário. 

Referências:

ScienceDaily.com

As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.

Autor
AudioNova


Artigos mais recentes
  • A sinusite pode causar dor de ouvido e perda de audição?
  • O que significa um caroço atrás da orelha?
  • Como cessar o zumbido nos ouvidos naturalmente
  • As 5 causas mais comuns do zumbido
Nossas Soluções
  • Aparelhos auditivos
  • Acessórios auditivos
  • Implantes cocleares
Fale Conosco
  • Ligue Grátis
    0800 011 1000
  • Enviar Whatsapp
  • Cadastrar-se
  • Buscar Clínica
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies