Tipos de zumbido: tudo o que você deseja saber
Tipos de zumbido: tudo o que você deseja saber
10 min.
Publicado em 24 de agosto de 2022
Milhares de pessoas sofrem de tinido no ouvido, também conhecido como "zumbido". Algumas sofrem por um curto período de tempo, outras sofrem por um período muito mais longo, como semanas, meses e, às vezes, até anos. Embora seja difícil dizer precisamente quantas pessoas ouvem zumbidos, estrondos e zunidos ocasionais ou prolongados na orelha, o problema é generalizado.
Neste artigo
- Quais são as causas de zumbido mais comuns?
- Zumbido subjetivo
- Zumbido objetivo
- Zumbido somático
- Zumbido neurológico
- Zumbido sensorial
- Zumbido pulsátil
- Zumbido de baixa frequência
Apesar do termo geral "zumbido no ouvido" dar a impressão de que todos sofrem desta condição da mesma maneira, na realidade, existem vários tipos diferentes de zumbido. Dependendo do tipo, o tratamento poderá ser diferente.
Para algumas pessoas, o zumbido é quase imperceptível e para outras pode ser quase debilitante. Ainda que os cientistas tenham bastante conhecimento sobre os tipos e as possíveis causas do zumbido, não existe uma cura conhecida.
Antes de entrarmos em detalhes sobre os diversos tipos de zumbido, em primeiro lugar, vamos falar sobre o que causa o zumbido.
Quais são as causas de zumbido mais comuns?
Os médicos não sabem com certeza o que causa a sensação de zumbido no ouvido. Essa incerteza é o motivo da importância de ter seus ouvidos examinados por um profissional auditivo. Por exemplo, um profissional de saúde auditiva pode determinar se o seu sistema auditivo está prejudicado ou se há outras possíveis causas para os seus problemas de audição.
Algumas das causas mais comuns são:
- Acúmulo de cera no ouvido
- Certos medicamentos prescritos
- Exposição ao ruído excessivamente forte
- Disfunção da articulação temporomandibular (ATM)
- Tensão crônica muscular no pescoço
- Doenças cardiovasculares
- Tumor que cria pressão nas artérias do pescoço e da cabeça
Os tipos principais tipos de zumbido incluem zumbido subjetivo, objetivo, somático, sensorial e neurológico.
As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.